O trabalho remoto já é algo extremamente comum em nossa área de desenvolvimento de software. Empresas, gerentes e equipes estão cada vez mais cientes que os trabalhos que exigem concentração, muitas vezes são melhores desempenhados fora do escritório. Desde 2014 eu trabalho remoto, durante todos esses anos já trabalhei em diversos lugares, com pessoas diferentes e em todos esses locais, a ausência física nunca foi um problema.
Porém, existem alguns pontos que eu considero extremamente relevantes para quem pensa em aderir ao trabalho remoto.
1) Comunicação
Não estou falando de ferramentas de comunicação. Tanto faz se você vai usar o Slack, Discord ou WhatsApp. Você precisa ser muito claro ao expor suas dúvidas e ideias, pois boa parte da comunicação se dará através de aplicativos de mensagens, então capriche na escrita. Pontue bem as suas frases e evite que suas mensagens tenham dupla interpretação. Seja preciso nos termos que usa e claro sobre os pontos que você está discutindo.
2) Disponibilidade
Sei que muitas pessoas associam o trabalho remoto ao famoso: “trabalhe de onde você quiser, quando você puder”. Eu só posso concordar com essa afirmação se todos envolvidos estiverem consciência disso. Sempre me policiei para ter horários fixos de trabalho, deixando claro para todos quando estou online. Isso é o que se espera de qualquer colega de trabalho, independente se ele está do seu lado no escritório ou em outro estado do país. E se você está começando agora, recomendo que você adapte sua rotina aos poucos. No começo repita a rotina do escritório e quando for ajustar seu horário, comunique à todos com antecedência.
3) Confiança
Pode parecer estranho, mas o trabalho remoto exige confiança de ambas as partes. Se o funcionário não está puxando assunto no aplicativo de mensagem, não quer dizer que ele não está trabalhando. Muito pelo contrário, talvez seja exatamente neste momento que ele esteja trabalhando. Presuma sempre que o outro lado está fazendo o seu melhor e seja franco quando estiver desconfortável com algo. A forma de avaliar o funcionário remoto também muda completamente. O “bom funcionário” não é mais avaliado por “chegar cedo e sai tarde” do escritório, é avaliado pelas suas entregas e sua qualidade. Nisso inclui também, a qualidade da comunicação.
Começar a trabalhar remotamente é um processo que exige disciplina e comprometimento de todos. O funcionário deve ter em mente que a empresa, ao liberar o trabalho remoto, terá muitos receios e desconfianças. E isso é normal em um primeiro momento. É dever do profissional se empenhar para reduzir esse desconforo, mostrando sua qualidade nas entregas e na comunicação. Da mesma forma, os funcionários remotos podem se sentir "menos" pertencente ao time, e é dever da empresa/time esforçar-se para reduzir esse desconforto. Trazendo as brincadeira do cafézinho para o meio digital. Os gifs e memes estão ai para isso :P
Espero poder ter esclarecido alguns dos principais pontos para os "marinheiros de primeira viagem" que se aventuram nessa empreitada.